terça-feira, 24 de maio de 2011

Reflexão

Trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo - SÓCRATES E PLATÃO

No Evangelho Segundo o Espiritismo de Allan Kardec, a teoria dos filósofos Sócrates e Platão se enquadram na teoria reencarnacionista que a Doutrina Espírita prega.
Eles acreditam que o homem é uma alma encarnada.
Antes de sua encarnação, a alma é a imagem e semelhança do verdadeiro, do bem e do belo – quando a alma encarna, ela se separa dessas qualidades e quando se lembra de seu passado, se sente atormentada pelo desejo de voltar a esta outra realidade de alma. É clara a distinção e a independência dos 2 princípios que os filósofos acreditam: inteligente e material.
A doutrina da pré-existência da alma acredita na intuição da existência de outro mundo ao qual aspira, de sua sobrevivência à morte do corpo, de sua saída do mundo espiritual para encarnar-se, e da volta a esse mundo após a sua morte – é o germe da doutrina dos anjos decaídos.
A alma se confunde e se perturba quando se serve do corpo para considerar um objeto, sente vertigens, como se estivesse ébria, porque se liga a coisas que são por sua natureza sujeitas a transformações. Em vez disso, quando contempla sua própria essência, ela se volta para o que é puro, eterno, imortal, e sendo da mesma natureza, permanece nessa contemplação tanto tempo quanto possível. Cessam então suas perturbações, e esse estado da alma é o que chamamos de sabedoria. Assim, o homem que considera as coisas de baixo, terra a terra, do ponto de vista material, vive iludido. Para aprecia-las com justeza é preciso vê-las ( as coisas de baixo) do alto, ou seja, do ponto de vista espiritual. O verdadeiro sábio deve, portanto, de algum modo, isolar a alma do corpo, para ver com os olhos do espírito. É isso que ensina o espiritismo.
Enquanto tivermos no nosso corpo, e alma mergulhada nessa corrupção, jamais possuiremos o objeto de nossos desejos: A VERDADE.
O corpo nos oferece mil obstáculos para conseguirmos cuidar dele, além disso, nos enche de desejos, apetites, temores, de 1000 quimeras e 1000 tolices, de maneira que, como ele, é impossível sermos sábio por um instante. Mas, se nada se pode conhecer de maneira pura, enquanto a alma está unida ao corpo, uma destas coisas se impõe: ou que jamais se conheça a verdade, ou se a conheça após a morte.
Livres da loucura do corpo, espera-se encontrar com outros homens livres também do corpo para se poder conversar a esse respeito, e então conheceremos a essência das coisas = É POR ISSO QUE OS VERDADEIROS FILÓSOFOS SE PREPARAM PARA MORRER, A MORTE NÃO LHES PARECE TEMÍVEL.
Princípios das faculdades da alma, obscurecidos pela mediação dos órgãos corporais e da expansão dessas faculdades depois da morte.
Alma impura: pesada, conserva forma material, conseguimos perceber pelos nossos olhos – retomam costumes da vida enquanto encarnados.
O princípio da reencarnação e o estado das almas que ainda estão sob o domínio da matéria estão claramente expressos pelo espiritismo.
A reencarnaçãoé conseqüência da impureza da alma.
Almas purificadas estão livres da reencarnação, porém isso vai muito além da nossa compreensão e inteligência. A evolução depende de reencarnações que estamos ainda muito longe de alcançar. Nossas impurezas são demasiadamente marcantes no presente. Precisamos subir uma degrau de cada vez para alcançar o topo.
A alma que tomou boa resoluções na erraticidade e que tem conhecimentos adquiridos, trará menos defeitos ao renascer, mais virtudes e mais ideias intuitivas do que na existência precedente. E que assim, cada existência marca para ela um progresso moral e intelectual.
A doutrina dos anjos guardiões ou dos espíritos protetores e das reencarnações sucessivas, após intervalos mais ou menos longos de erraticidade.
A divindade não entra jamais em comunicação direta com os homens, mas é por meio dos demônios (espíritos) que os deuses se relacionam e conversam com eles (homens), seja durante o estado de vigília, seja durante o sono.
A palavra Démon não possuía o sentido negativo que tem hoje.
DÉMON: espíritos em geral
DEUSES: espíritos elevados
DÉMON = ESPÍRITO
Os espíritos povoam o espaço e se comunicam durante o estado de vigília e o sono.
Se substituir a palavra demônio por espírito e teremos: a doutrina espírita.
Se substituir a palavra demônio por anjo e teremos: a doutrina cristã.
FILÓSOFO (Sócrates e Platão): ter cuidado com a alma, menos em vista desta vida que é apenas um instante do em vista da eternidade.
Se a alma é imortal não é sábio viver com vistas à eternidade?  O cristianismo e o espiritismo ensinam a mesma coisa.
Se a alma é imaterial, ela deve passar após esta vida para um mundo igualmente invisível e imaterial da mesma maneira que o corpo ao decompor-se retorna à matéria. Importa-se somente distinguir bem a alma pura, verdadeiramente imaterial que se nutre, como Deus, de ciência e de pensamento, da alma mais ou menos manchada de impurezas materiais, que a impedem de elevar-se ao Divino, retendo-a nos lugares de sua passagem pela Terra.
Sócrates e Platão compreendiam completamente os diferentes graus de desmaterialização da alma. Diferenças de situação que para a alma que resultam sua maior ou menor pureza. Isso os filósofos diziam por intuição. O espiritismo nos prova diante dos olhos.
Se a morte fosse o fim de tudo, seria uma grande vantagem para os maus, que após a morte estariam livres ao mesmo tempo de seus corpos, suas almas e seus vícios. O materialismo que proclamou o nada com a morte, seria a negação de toda a responsabilidade moral e, por conseguinte, um estímulo ao mal. Que o malvado tem a ganhar com o nada. Que o homem que livrou dos seus vícios e se enriqueceu de virtudes é o único que pode esperar tranquilamente o despertar na outra vida.
Espiritismo mostra como é penosa a passagem de um espírito inferior (mau) de uma para outra vida. O corpo conserva os vestígios bem marcados nos cuidados que se teve com ele ou dos acidentes que sofreu. Acontece o mesmo com a alma. Quando a alma se despoja do corpo, ela conserva os traços evidentes de seu caráter, de seus sentimentos, e as marcas que cada um de seus atos lhe deixou. O pior que se pode acontecer ao homem, é partir para a outra vida com a alma carregada de culpas. Mais vale sofrer do que cometer uma injustiça.


Nenhum comentário:

Postar um comentário